Tuesday, August 21, 2007

vou viajar

quem me conhece sabe que adoro viajar. é como se eu, antes de nascer, tivesse perdido um pedacinho de mim em algum lugar que nem sei, e minha sina fosse passar a vida tentando achar. tanto que nem gosto de ir nestes lugares muito badalados e turísticos. gosto mesmo é de ver o povo na rua passando e vivendo sua vidinha. minhas melhores recordações de cuba são de ficar sentada na soleira da casa da Made, minha amiga cubana, vendo o povo passar e puxando papo com ela no meu portunhol tosco.
tudo bem que eu também gosto de lugar badalado. lembro da primeira vez que fui a paris. andava em média 10 horas por dia, só por gosto de ficar vendo tudo. e até hoje, toda vez que vou a paris visitar minha amiga Tati, é sempre uma emoção. cada vez que vou lá descubro um bequinho novo, cheio de história.
ai, ai, falando assim parece até que eu sou besta. mas é que paris é dos poucos lugares no mundo que eu preciso voltar de tempos em tempos por motivos que eu mesma desconheço. e como tenho uma porção de amigos lá, que me hospedam, dão de comer e até de beber às vezes, então dá pra ficar voltando de vez em quando.
mas não sou como alguns amigos, tipo o R., que trabalha, trabalha, junta uma porção de dinheiro, pra depois se largar no mundo. R. já foi em lugares que eu nem sabia que existia.
meu lance não é ficar conhecendo muitos lugares. pra mim toda viagem é também interior.
quando estou perturbada das idéias, precisando me organizar internamente, uma viagem é o melhor remédio. não precisa nem ser pra longe. já cansei de ir pra mauá assim, na doideira, de uma hora pra outra.
às vezes uma viagem tem o efeito inverso, ou seja, desorganiza o que eu pensava que tava organizado. da última vez que fui pra LA-la-land foi assim. fui pra lá de um jeito e voltei de outro. voltei cheia das decisões e atitudes que eu nem esperava que fosse capaz. é que reencontrei um pedaço de mim que havia ficado por lá e vi que o eu tava vivendo por aqui não tava bom.
agora tem esta viagem. vai ser do jeito que eu gosto - com uma amiga querida e meio largada no mundo. viajando pelo mundo velho, de onde vieram meus ancestrais. esta viagem é um sonho antigo. o roteiro de fora a gente já tá organizando.
agora quero ver é o roteiro de dentro...

No comments: