Thursday, August 23, 2007

eu gosto é de dar aula

eu quero ser professora. quero dar aula. sei que a carreira acadêmica tá cada vez mais difícil, mas eu gosto e ponto. morro de vergonha e nervoso antes de começar, tipo stage fright mesmo. mas quando começa e a aula flui, é uma beleza. saio revigorada.
lá nos eua, tinha vezes que eu me estressava a beça com aluno. mas na maior parte do tempo eu fazia tudo com tanto entusiasmo que as avaliações sempre vinham com comentários a respeito. lá na gringolândia eles não estão acostumados com estas coisas...
ontem eu dei aula lá no centro espírita em que estou fazendo a minha pesquisa de campo. trabalho voluntário, turma pequena e flutuante. mas ainda assim saí numa alegria e paz que mal posso descrever.
sempre achei que não tinha nenhuma vocação específica, nem mesmo lecionar. pensava assim - tem tanto professor mais culto e safo do que eu, não posso dizer que tenho talento pra isso... mas por outro lado, será que vocação não é assim mesmo? ou seja, não tem nada a ver com ser o melhor ou com aparecer muito publicamente. tem sim a ver com esta alegria boba e marota que a gente sente só de dar uma provadinha na cachaça nossa de cada um.
ontem saí tão iluminada da aula, que na hora de receber o passe a dirigente do centro veio me cobrar e perguntar quando é que eu ia começar a dar passe.
fui promovida a professora passista. como eles dizem - com a graça de deus.

No comments: