Monday, September 1, 2008

na praia

eu aqui na praia e terminei de ler o livro Na Praia.
lindo demais. só não chorei porque eu tava na mesa de café da manhã, e veio o meu sobrinho, cunhada e mermão, tudo junto, naquele parangolé de família. daí perdi o momento.
mas fiquei emocionada. eu comecei a ler esperando uma coisa. tipo, eles estavam na noite de núpcias e ficava esta expectativa do sexo que ia rolar. então acho que de repente eu tava na expectativa de uma coisas assim meio-erótica talvez. mas não é nada disso.
o momento do sexo serve sim como um momento de verdade entre eles, divisor de águas, em que tudo se define. e o que se define são coisas profundas, da existência de cada um. ao mesmo tempo o cara consegue usar isso pra falar de um tempo, de uma geração (a geração dos meus pais), e das relações homem e mulher. adoro um texto que consegue tanto sem se alongar indefinidamente.
lembro do calvino, um dos meus gurus na literatura, que escreveu um dos meus livros preferidos - seis propostas para o próximo milênio. pois o McEwan consegue condensar todas as seis propostas em seu texto - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.
mas voltando ao livro. fiquei com ele na cabeça estes dias. ainda não sei bem a lição de vida que tirei dele (se é que tirei alguma).
talvez tenha me postado a pensar quantas e quais foram as "noites de núpcias" que eu vivi em minha vida.

No comments: