Monday, December 24, 2007

pai natal

uma das coisas que me divertiu em portugal foi descobrir que eles chamam papai noel de "pai natal". já nem sei porquê achei graça, mas dado que estava achando graça de tudo, não é nenhuma surpresa.
só que agora, pensando melhor, é um nome bem bacana. não fica aquela coisa infantil de "papai" e nem fica muito personalizado na figura de noel. pois o pai natal pode muito bem ser um espírito.
e pra mim isso tem tudo a ver.
acho esta época do ano um momento muito difícil. as pessoas ficam muito agitadas, ansiosas, agressivas até, e muitas vezes deprimidas. tudo isso embolado com o calor do verão que chega, então já viu.
mas eu gosto de pensar no natal, e no final do ano de uma forma geral, como um momento especial - de reformulação, balanço, limpeza, encerramento de um ciclo. e levo isso muito a sério, não fico só no "ano que vem a gente vai acordar diferente e vai ser tudo melhor".
então pra mim o natal mais feliz é aquele em que consigo realmente fazer estas coisas, me encarar de frente, deixar o orgulho de lado e tirar os esqueletos do armário.
esta última semana eu consegui fazer isso, e ontem, por conta disso, eu recebi o melhor presente do ano.
e o engraçado é que não foi nem uma coisa material. foi simplesmente um email.
história complicada e longa, que nem vale contar aqui. mas a minha versão simplificada desta história é assim - eu escrevi pro pai natal pedindo paz e ele me mandou um email atendendo meu pedido.


ps: ontem também descobri que eu tenho medo de papai noel. tava andando pela galeria condor e tava lá o "bom" velhinho esperando as crianças pra tirar foto. chega me deu nervoso de passar perto. pensei um pouco e acho que o nervoso é de ver uma pessoa enfiada numa roupa de veludo vermelha, atrás de uma barba imensa, neste calor dos infernos. boa coisa não pode ter por trás disso...

No comments: