Thursday, March 5, 2009

dos embustes acadêmicos

ando às voltas com o segundo capítulo da tese já. o que não parece muito, mas visto que cada vez que eu avanço um pouco volto atrás mais um tanto pra mudar umas tantas coisas, já tá de bom tamanho.
o bom de ficar voltando e revisando é que as coisas vão ficando cada vez mais claras na minha cabeça. o capítulo dois já tá tomando forma (pelo menos na minha cabeça) e vai ficar bacana eu acho.
lendo sobre a questão da escrita e da leitura (o assunto do capítulo), acabei descobrindo um debate super interessante a respeito, debate este que tem tudo a ver com o outro assunto do capítulo, a racionalidade (na verdade assunto da tese toda). fui ficando animada, é claro.
mas o mais incrível foi descobrir que a revisão bibliográfica que um acadêmico (destes que já são professores concursados e cheios de pose) fez sobre este mesmo assunto e no mesmo contexto etnográfico que eu, é basicamente um lixo. sim, além de escrever mal (o que eu já tinha constatado desde que comecei a ler a tese dele), a revisão bibliográfica dele tem um buraco imenso. o cara escreveu mais de 400 páginas de blá-blá-blá, sem o mínimo de clareza ou mesmo coerência, e ainda deixou de lado este debate interessantíssimo que eu descobri assim, lendo umas poucas coisas. sei lá se foi porque a biblioteca da universidade tava desatualizada (o que é meio difícil de acreditar, visto que é em são paulo), mas o caso é que eu que fiquei toda intimidada com a pose dele a princípio (ele é daqueles que escreve difícil, cheio de rococó), perdi o pouco do respeito que ainda tinha sobrado. e nem adianta dizer que esta tese foi de muito tempo atrás, porque não foi.
sinceramente, tem tanto embuste neste meio acadêmico que se eu fosse um pouquinho mais cara de pau já tava com a vida ganha.

No comments: