Saturday, August 30, 2008

lá onde o beberibe e o capibaribe se encontram pra formar o oceano atlântico

vim acompanhando a comitiva para apresentar o herdeiro para a família. então a desculpa era passar um tempinho a mais com o gordo e mermão, mas não dá pra negar que eu tô feliz pra burro de estar em recife.
eu já andava com estas reflexões sobre o meu instinto festeiro e sobre como herdei isso da minha mãe. mas chegando aqui eu me lembro que isso é uma coisa da família toda.
eu tenho uma família enorme. tipo assim - 13 tios e tias e uns 50 primos (de primeiro grau, sem contar com os de segundo grau). difícil juntar tudo de uma vez, é claro. até porque uns tios já morreram, outros são brigados, e também porque sei lá, é muita gente pra coordenar, né?
mas basta juntar alguns que a algazarra é garantida. todo mundo falando ao mesmo tempo, rindo, contando histórias, lembrando de casos, alguns dos quais já viraram lenda no folclore da família. porque além de tudo, na minha família são todos uns brincalhões.
ah, e todo mundo adora comer. e todo mundo cozinha muito. e quando a gente chega aqui todo mundo chama pra jantar, almoçar, lanchar, ou o que valha. e toca de comer tapioca, queijo coalho, cuzcuz, suco de cajá, bolo de rolo, e por aí vai.
e houve um tempo também em que bebiam. mais os homens, é claro, que esta terra é machista pra burro. mas tem as histórias das canas que fulano ou cicrano tomou e das coisas que aprontou. e eu como sou a "carioca tresloucada" saía cercada de homens (meus primos e seus amigos. as minhas primas mulheres sempre foram mega caretas) pra farrear com eles.
ah, e tem os carnavais. ai, os carnavais que já passei aqui... até já curti alguns bons carnavais do rio, mas nada se compara a um carnaval em olinda. é uma coisa difícil de explicar pra quem nunca foi. e pra quem foi a gente só consegue falar - ai como é bom...
na verdade acho que eu não consigo explicar direito pra ninguém a alegria que é estar aqui. mistura saudade, com afeto, família, um gosto por tudo que é daqui, e daí danou-se tudo.
então eu vou parar é por aqui mesmo e ir lá fora, pois estou em maracaípe no momento e tem um céu danado de lindo pra eu olhar.

No comments: