Wednesday, November 5, 2008

da coragem de ousar

não sei bem o que dizer pois estou ainda sem palavras e sem acreditar que os americanos não apenas conseguiram eleger o obama, mas que o fizeram com tamanha alegria, esperança e graça. ainda estou muito ressabiada e desconfiada. um medo (normal) do passo ter sido maior que a perna, e de logo ali na frente vir um maluco e acabar com a festa. também sei que o cara é humano e a merda é grande, portanto seu poder de manobra não é essas coisas.
mas o que mais me emociona é o que isso representa, independente do que venha a acontecer depois. ontem os americanos me lembraram porque se orgulham tanto de ser um "país democrático", porque, como bem disse o obama em seu discurso, os eua é um país onde tudo é possível. e eu, que já tinha visto o lado ruim do "tudo é possível" nos eua, que estava lá nas duas eleições do bush, no atentado de 11 de setembro e na declaração da guerra do iraque, agora perdi o melhor da história - a hora em que ela vira e que o lado bom vem à tona. ai como eu queria estar ontem em chicago, minha cidade do coração, pra participar desta festa.
foi uma eleição linda, com milhões de pessoas votando, e votando não apenas num negro e filho de imigrantes, mas votando num sonho de esperança e mudança. e essa esperança e alegria é do povo americano mesmo, indo muito além da pessoa obama.
em tempos de tormenta e crise, nos ensina a história, as opções se restringem e polarizam - ou se parte para o ultraconservadorismo ou se tem a coragem de ousar.
ontem os americanos, depois de muito tempo, tiveram a coragem de ousar.

No comments: